Receita de Petit Four Marroquino

Olá, querido #tealover! ❤

Que tal preparar um delicioso petit four típico do Marrocos para acompanhar seu blend Marrakesh ou seu thé à la menthe? Vamos lá!

 

A culinária marroquina é incrível e super famosa. Quem não conhece Couscous ou Taboule? Mas poucas pessoas conhecem os DOCES marroquinos.

Alguns restaurantes e casas de chá servem petit fours junto com o chá marroquino (o tradicional, com hortelã fresca e chá verde). Se eles não servirem, você pode pedir, porque a maioria dos lugares tem! Os docinhos me lembraram bastante os baklava turcos: com bastante mel e amêndoas. Os turcos também usam bastante pistache. Mas os marroquinos focam mais nas amêndoas.

Eu, como boa chef de confeitaria, obviamente entrei em diversas padarias e confeitarias pra ver o que mais eles servem! Em Casablanca, eu e minha amiga Elisa (que é italiana, estudou mandarim comigo em Xangai em fevereiro de 2014 e foi para o Marrocos comigo em abril do mesmo ano) descobrimos uma padaria INCRÍVEL. Voltamos três vezes. A confeitaria marroquina tem muito da confeitaria francesa. Eles também fazem croissants, por exemplo. Mas têm uma mão bem mais rústica e menos refinada que a francesa. É tudo incrivelmente delicioso. Como se sua vó tivesse feito um croissant, entendeu?

O meu favorito de todos os doces do Marrocos foi o croissant com creme de amêndoas. Mas, croissant é uma receita MUITO difícil de fazer, para iniciantes. Então, vou compartilhar uma receita um pouquinho mais simples, mas que também leva meu creme de amêndoas tão amado, de chupar os dedos. ❤

 

FEKKAS À L’AMANDE ET À LA CRÈME

(Fekkas de Amêndoas e Creme)

Esse petit four marroquino é preparado com duas massas: uma massa marrom, de amêndoas, e uma massa branca, preparada com farinha e creme de leite. As massas são moldadas em rolos e cortadas em forma de Fekkas. É super fácil de fazer e simplesmente delicioso.

petit four marroquino 02

 

INGREDIENTES:

Massa de creme de leite:

100g de creme de leite

1 pitada de sal

1 colher de sopa de óleo

1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro

1 colher de sopa de água de flor de laranjeira (pode substituir por 1 colher de chá de essência de baunilha)

200 g de farinha de trigo

 

Massa de amêndoas:

500g de amêndoas levemente tostadas

150g de açúcar comum

1 colher de sopa de água de flor de laranjeira (ou 1 col chá de essência de baunilha)

 

MODO DE PREPARO:

1- Prepare a massa de creme de leite: Misture o creme de leite, o açúcar de confeiteiro, o óleo, a água de flor de laranja e o sal. Junte a farinha e mistura até obter uma massa homogênea. Cubra a massa com plástico filme e leve à geladeira.

2- Prepare a massa de amêndoas: triture as amêndoas em um processador (ou liquidificador), misture com o açúcar e moa novamente até obter uma pasta. Adicione a água de flor de laranja e misture tudo.

3- Divida a massa de amêndoas em 4 partes iguais e faça rolos.

4- Abra a massa branca, deixando-a bem fininha. Sobre a massa, coloque um rolo de massa de amêndoas. Envolva-a com a massa branca fina e corte o excesso. Achate levemente o rolo. Repita o mesmo procedimento com o restante da massa.

foto petit four marroquino 01

5- Cubra os rolos com plástico filme e leve à geladeira por 30 minutos.

6- Retire da geladeira, tire o plástico e corte o rolo em viés para dar o formato típico das Fekkas.

7- Dispor as Fekkas em formas cobertas por papel manteira (ou untadas com óleo e farinha) e leve ao forno por 10 a 15 minutos em forno pré-aquecido a 180 ° C.

 

Dicas:

– Cuidado com quanto tempo você processa/tritura as amêndoas. Pare de bater assim que elas começarem a soltar seu óleo, que é o que permite que se forme uma massa. Se você moer demais, as amêndoas vão soltar muito óleo e você vai acabar fazendo manteiga de amêndoas.

– Se você preferir, pode trocar as amêndoas por amendoim, castanha do Pará ou pistache. Mas, com amêndoas, fica mais gostoso e é mais tradicional! ❤

 

Bonne appétit!

Bisous et beaucoup de thé!

Dani