Receita Chá Marroquino

Olá, pessoal!

Hoje vou passar pra vocês a receita do chá marroquino. O famoso Thé à la Menthe é feito com três ingredientes simples: chá verde, muuuita hortelã e água. Sim! Ele é feito com hortelã, apesar de o nome ser Thé à la Menthe! É apenas uma questão de tradução. No Marrocos, eles chamam de menta a nossa hortelã. Essa “confusão” ocorre porque tanto a menta quanto a hortelã pertencem ao mesmo gênero (lembram das aulas de biologia? 😀 ). Hortelã = Mentha piperita. Menta = Mentha spicata

O chá marroquino típico é preparado em um bulezinho marroquino de prata, cheio de detalhes, e em copinhos de vidro transparentes com detalhes coloridos. No futuro, vamos disponibilizar em nossa loja virtual (Clique aqui para acessar.) Mas, por enquanto, você pode fazer em um bule normal e servir em xícaras tradicionais ou em copinhos de vidro pequenos (desses de cerveja, de boteco). Sem crise. O que importa é o sabor e o resultado! ❤

cha marroquino p

 

THÉ À LA MENTHE

Rendimento: 2 a 3 xícaras (400ml)

Tempo de preparo: 10 minutos

Ingredientes:

  • música berbére para entrar no clima (Clique aqui para acessar um canal que selecionei pra vocês!)
  • 14 ramos de hortelã, de aproximadamente 7 a 10 cm (Sim, é um monteee mesmo! Se colocar menos, não fica igual)
  • 1 colher de chá de Gunpowder (em breve, na loja virtual) ou 2 colheres de chá de outro chá verde a granel (não usem saquinho, por favor! hehehe)
  • 100ml de água a 100’C para enxaguar
  • 400ml de água a 100’C para a infusão

Modo de preparo:

Coloque o chá verde no bule e adicione 100ml de água a 100’C para “enxaguar” rapidamente o chá. Resumindo, você vai colocar a água no chá e coar bem rapidinho, logo em seguida. É uma tradição no Marrocos enxaguar o chá e descartar a primeira infusão, que é a mais forte.

Lave bem os raminhos de hortelã coloque-os inteiros dentro do seu bule. Não há necessidade de desfolhar os ramos.

Adicione os 400ml de água a 100’C e deixe em infusão por 4 a 5 minutos.

Está pronto para beber! Os bules marroquinos já possuem um “filtro” no bico do bule. Então, eles não coam o chá para servir. Mas, com bules tradicionais, é interessante coar antes de servir. Para dar um toque marroquino, coloque um raminho de hortelã dentro do copo! Bon appétit!

Dicas:

  • É claro que eu não jogo fora a primeira infusão do chá verde. Vocês podem guardar para tomar depois! Haha
  • A água é mesmo a 100’C, mesmo sendo chá verde? Sim! Estamos seguindo tradições aqui, apesar das minhas recomendações para sempre preparar chá verde entre 70’C e 80’C. 🙂 Como a quantidade de chá verde é pequena em proporção à quantidade de hortelã, quase não sentimos sabor amargo.

 

Depois me contem como ficou! 🙂 E, se der preguiça de fazer, vocês podem vir provar o chá marroquino em nossa casa de chás! Estamos na Rua Inácio Lustosa, 1134, bairro São Francisco, em Curitiba. Se você for de outra cidade, vamos abrir uma franquia aí? 🙂 Clique aqui para saber mais!

Beijos e muito chá marroquino!

Dani Lieuthier