3 dicas para deixar seu chá sempre gostoso

Por que algumas vezes meu chá fica bom e outras não? Porque você está preparando errado. You’re doing it wrong… Eu posso usar a melhor das melhores ervas do mundo. Posso preparar o chá mais raro da China, plantado a 2000m de altura e colhido apenas por mulheres que nunca comeram alho na vida. Todo e qualquer chá tem o potencial pra ficar ruim se você não o preparar direitinho.

servindo 05

O chá requer um tempo, um estado de espírito. Até o melhor champagne pode ficar intragável se você o tomar de mau humor. Mas o chá vai além disso. Se você tiver pressa, a água não vai extrair o sabor do chá mais rápido. Se você estiver distraído(a) e esquecer seu infusor dentro da xícara, seu chá vai ficar ruim. E por quê, por que é tão difícil preparar uma xícara da chá?

Não é difícil, meu bem. Basta prestar atenção em 3 detalhes:

1- Quantidade

2- Temperatura da água

3- Tempo de infusão

 

1- QUANTIDADE

Sobre a quantidade, existe um equilíbrio para tudo nesse mundo, inclusive paraa a quantidade de chá ou erva que você deve colocar em uma xícara de chá. Repita comigo, em mantra: UMA COLHER FAZ UMA XÍCARA. Essa é a regrinha básica. 1 colher de chá, ou aproximadamente 2g, para preparar uma xícara, com 200ml. A regra muda, claro. Para preparar ervas volumosas e leves, como camomila, ou o nosso blend Graciosa (camomila, capim-limão, melissa e tangerina. Cllique aqui para comprar online), você precisa colocar 3 ou 4 colheres de chá para chegar aos 2g, e preparar uma infusão saborosa. Se o chá for bem comprimido e pesado, você pode usar meia colher de chá. Para algumas infusões de frutas mais suaves, como o nosso blend I ❤ NY (maçãs verdes e vermelhas, cravo, canela e anis estrelado), sugerimos 2 colheres de chá, que equivalem a 4g. Excessão e exceção. Se você dominar a regra UMA COLHER FAZ UMA XÍCARA, você vai se dar bem em 85% dos casos e das xícaras. ❤ Lembrando que um chá fraco demais é como a vida vivida sem emoção. O equilíbrio é sempre a chave de tudo no universo.

 

2- TEMPERATURA

Já sei. Você vai dizer que não tem termômetro em casa e não tem como saber qual é a temperatura da água. Pois bem, vou te dar algumas dicas (e, em breve, postar aqui um videozinho com uma colinha de bolhas na água VS temperatura).

Sim, é importantíssimo cuidar da temperatura da água. Muitas vezes, é o X da questão. Todo chá, Camellia sinensis, tem taninos, que são substâncias que trazem um certo amargor às bebidas. Os taninos são extraídos pela água durante a infusão. Quanto mais quente a água, mais taninos vai extrair do chá. Quanto mais tempo você deixar o infusor na água, mais taninos a água vai extrair do chá. Ou seja, se você esquecer o infusor dentro do chá, ou se colocar água fervente, sinto muito, mas SEU CHÁ VAI AMARGAR. E ninguém quer tomar chá amargo, porque a vida tem que ser doce. ❤ Então, NUNCA JAMAIS coloque água fervente sobre seu chá. Lembrando que só chamamos de chá os chás branco, amarelo, verde, oolong, preto e escuro. O que não tem chá (Camellia sinensis) é nfusão. E na infusão, você pode jogar água fervente, sem problemas.

Ok. Coloco a água pra ferver. E aí? Quando começam a sair pequenas bolhas, a água está a aproximadamente 70’C. Quando as bolhas ficam um pouquinho maiores e sobem mais rapidamente, estão a aproximadamente 80’C. Quando estão ainda maiores e mais rápidas, 90’C. Quando está fervendo, você sabe.

“Puxa, fui secar o cabelo e quando voltei a água já estava fervendo.” Então, você faz o seguinte: espere alguns minutinhos, para que a água baixe sua temperatura. Quanto tempo? Vou dar um exemplo. Hoje, em Curitiba, a temperatura é de 20’C. Fervi a água a 100’C. a temperatura vai baixar a uma média de 5’C por minuto. Então, se estava a 100’C e eu quero deixar a 80’C para fazer um chá verde, devo esperar 4 minutinhos. 5’C por minuto = 20’C. 1 minuto depois, a água mede 95’C, 2 minutos depois, 90’C, 3 minutos depois, 85’C, 4 minutos depois, 80’C. Bingo!

Outra mini-dica é NÃO JOGAR A ÁGUA FERVENTE DIRETO SOBRE A ERVA DO CHÁ, para evitar de “queimá-lo”. Você pode estar com a maior pressa do mundo. Se for pra amargar seu chá e seu dia, melhor tomar água ou um Nescau gelago. 😉 Então, vai, se a água ferveu, coloque a água direto no bule ou xícara frios. Assim, a água baixa aproximadamente 10’C e seu chá já não vai amargar. Diminua um pouco o tempo de infusão recomendado e vai dar tudo certo. ❤

Você também pode usar um termômetro de cozinha. Ou ainda você pode comprar uma jarra elétrica com controle de temperatura e ser feliz para sempre, basta esperar o “Piii!”. Clique aqui para comprar a que eu recomendo, da Cadence. (Não estou ganhando nada da Cadence, nem do Magazine Luíza. A jarra é boa mesmo. 😉 )

 

3- TEMPO DE INFUSÃO

Aqui é fácil. Basta seguir o tempo indicado no rótulo do chá a granel que você comprou! “Ah, mas comprei chá verde solto no Mercado Municipal. E não tem nenhuma fórmula ou indicação no saquinho de plástico. Só um código de barras.”. Então, anote as seguintes recomendações, que valem de forma geral pra maioria dos chás:

Chás brancos: Tempo entre 3 e 4 minutos. Temperatura entre 70’C e 80’C.

Chás verdes: Tempo entre 3 e 4 minutos. Temperatura entre 70’C e 85’C.

Chás oolong: Tempo entre 3 e 4 minutos. Temperatura entre 75’C e 85’C.

Chás pretos: Tempo entre 3 e 5 minutos. Temperatura entre 80’C e 95’C.

Chás escuros (Pu-Erh): Tempo entre 2 e 4 minutos. Temperatura entre 90’C e 99’C.

Infusões (ervas, flores e frutas): Dê uma pesquisadinha sobre a infusão que você vai preparar. Em geral, pode-se usar a temperatura de 100’C, mas algumas ervas e flores como Mate e Macela, também “queimam” e ficam amargas. O tempo de uma infusão vai de 4 a 10 minutos. Se você tiver preguiça de procurar, basta testar. Vá provando uma bicadinha do chá a cada minuto que passa, até achar que está bom. Chega a ser terapêutico. ❤

Esses pequenos cuidados no preparo do seu chá ou infusão fazem TODA a diferença no sabor. Vale a pena tirar 5 minutinhos do seu dia para relaxar e preparar um maravilhoso chá especial. ❤ Vale cada gole. Um chá de saquinho pode parecer mais fácil de preparar, mas você perde em sabor, em propriedades (leia mais aqui: Conheça a verdade sobre o chá de saquinho), e perde também seu momento relax pra preparar e tomar um chá.

Beba chá e seja feliz.

Beijos e muito chá (bem gostoso, porque agora, você sabe direitinho como preparar!)

Dani