3 maneiras de preparar chá gelado

 

A Primavera apenas começou, mas o calor é tanto que já parece verão. Nos meses em que morei na China, me acostumei a tomar chá quente mesmo no calor. Mas, confesso que ainda sou adepta ao chá gelado para dar aquela refrescada nos dias mais abafados. Vou ensinar pra vocês, então, três métodos para preparar seu chá gelado.

chás gelados 2

Chás gelados em nossa casa de chás, em Curitiba. Graciosa (camomila, capim-limão, melissa e tangerina) com gominhos de tangerina, Marrakesh (chá verde, menta, limão siciliano e gengibre) com rodelas de limão siciliano e Bogotá (chá preto, goiaba e rosas) com pedacinhos de goiaba fresca. ❤

 

O primeiro, e mais óbvio é: DEIXAR ESFRIAR. Prepare seu chá quente, de acordo com as instruções de quantidade de erva, temperatura da água e tempo de infusão. Retire a erva e coloque na geladeira.

 

O segundo, e mais rápido é: FAZER GELAR (ou ICE BREWING). Prepare seu chá quente, de acordo com as instruções de temperatura da água e tempo de infusão, mas dobre a quantidade de erva, para fazer um chá mais concentrado. (Siga as instruções do rótulo do seu chá, ou, se não houver rótulo, use a proporção mais comum, de 1 colher de chá para 200ml de água). Sirva o chá concentrado em um copo com muito gelo. Ele vai gelar rapidinho e se diluir com a água do gelo.

 

O terceiro, e mais prático é: VIVER A VIDA E QUANDO SE LEMBRAR, TEM CHÁ GELADO NA GELADEIRA (ou COLD BREWING). Esse é meu método favorito, porque é ridiculamente fácil. Você não precisa se preocupar nem com temperatura da água e nem com tempo de infusão, porque você coloca a erva direto na água fria e não precisa se lembrar de tirar ela de lá. De verdade! Bem, o ideal é tirar a erva depois de algumas horas (de 4 a 12h). Mas, se você esquecer, não tem problema. Seu chá não vai amargar! ❤ Vamos lá: Em uma jarra de água fria, adicione a erva de sua escolha na proporção indicada. Por exemplo, se uma colher de chá faz uma xícara de chá (200ml), então, para fazer 1 litro de água, você coloca cinco colheres de chá. Got it? Deixe a erva em infusão a frio durante 2 horas em temperatura ambiente ou 4 horas na geladeira. Coe e sirva. Eu recomendo deixar na geladeira – e não em temperatura ambiente – nesses dias mais quentes, porque seu chá gelado vai durar mais.

chás gelados

Pedaços de fruta dão um toque de sabor e frescor ao seu chá gelado! ❤

Acho o terceiro método deliciosamente prático por dois motivos. O primeiro é que, se preparar o chá de noite, no outro dia tem chá gelado pro café da manhã. O segundo é que, se preparar o chá de manhã, tem chá gelado pro almoço. Que delícia! Outra razão para utilizar o método Cold Brewing é que seu chá nunca vai ficar amargo. Isso é porque os taninos do chá, que são os responsáveis pelo amargor, são liberados apenas com alta temperatura, ou tempo muito longo de infusão em água quente. Ou seja, fazendo a infusão a frio, você não corre esse risco. Oh yeah!

 

Você pode preparar seu chá gelado com chás puros, blends, e mesmo outras ervas, como camomila ou menta. Outra dica quente (ou gelada, hihi) é adicionar pedaços de frutas na jarra, para dar aquele toque especial ao seu chá ou infusão. A fruta também vai passar pelo processo de infusão a frio, e vai liberar muito sabor ao seu chá ou água (é o mesmo princípio da água saborizada). Você também pode não usar chá ou erva alguma e simplesmente ferver frutas, coar e deixar esfriar. Em breve, vou postar receitinhas de chás gelados por aqui. Aguardem! ❤

 

Boas experiências! Qualquer dúvida é só perguntar aqui nos comentários! Se tiverem outras técnicas para preparar seu chá gelado, podem compartilhar também. Beijos e muito chá gelado pra vocês curtirem o calorzinho de boa na lagoa! ❤