O beabá do chá – A diferença entre os principais tipos de chá

Olá, queridos caminhantes! Tudo bem?

Hoje vou contar pra vocês um pouquinho sobre os diferentes tipos de chá!

Pra começar: você sabe qual é a diferença entre chá e infusão? Infusão é um método de preparo, em que se coloca água quente em uma substância aromática para extrair sabor e propriedades. Chá, na verdade, é o nome de uma planta, a Camelia sinensis. Portanto, só podemos chamar de chá as infusões feitas com essa planta. Caso contrário, chamamos de infusão. O que a gente costuma chamar de chá de maçã, chá de camomila, devemos chamar de infusão: infusão de maçã e infusão de camomila.

graciosa-camomila-capim-limao-melissa-tangerina

Graciosa. Blend da Caminho do Chá com camomila, capim-limão, melissa e tangerina. É infusão e não chá, porque não tem Camelia sinensis! 🙂

Mas hoje vamos falar sobre chá!! Existem seis tipos de chá: chá branco, chá amarelo, chá verde, chá oolong, chá preto e chá escuro.  A principal diferença entre eles é o grau de oxidação. A oxidação é a reação química que ocorre com alimentos quando são expostos ao ar. Pense em uma maçã. Se você a morder e deixar exposta, ela vai ficar escura, ou seja, vai oxidar. O mesmo acontece com as folhinhas de chá. O chá preto é feito a partir da mesma planta que o chá verde. Originalmente, as folhas eram verdes! O que ocorre é que, durante o processo de fabricação do chá preto, as folhas são mais trabalhadas e expostas ao ar por mais tempo, o que faz com que oxidem completamente.

achamos cha peq

Plantinha de chá. Em Anji, no interior da China. ❤

Outra ideia que não temos sobre o preparo de todos os tipos de chá é que são utilizadas apenas as folhas jovens e botões de folhas. Mas como assim? Então, de todo o arbusto (ou árvore) de chá, só se utiliza algumas folhas? Isso mesmo! Em geral, deve-se usar apenas um botão e duas folhas. Mas isso pode variar entre os diferentes tipos de chá

Para fazer cada tipo de chá, as folhas passam por diferentes etapas. Vou explicar um pouquinho sobre cada tipo de chá:

– Chá branco: O chá branco é 0% oxidado. É preparado, em geral, apenas com os botões das folhinhas de chá, mas pode também ser preparado com um botão e uma folha, ou um botão e duas folhas. O principal produtor de chá branco é a China, mas possui suas versões em outros países da Ásia.

PARIS cha branco baunilha e peras

Paris. Chá branco, pera e baunilha.

– Chá verde: O chá verde também é 0% oxidado. É feito com duas folhas e um botão. Foi criado para conservar a cor e o sabor de chá fresco durante os meses de inverno. Inúmeros são os tipos de chá verde, sendo seus principais produtores a China e o Japão. Outros países, como Índia e Taiwan possuem tipos saborosos de chá verde.

MARRAKESH cha verde menta limao siciliano gengibre

Marrakesh. Chá verde, menta, limão siciliano e gengibre.

– Chá amarelo: O chá amarelo é caríssimo e raríssimo, encontrado em apenas algumas regiões da China. É uma variação do chá verde, com a adição de uma etapa no processamento, em que as folhas de chá são enroladas em um papel e perdem seu aspecto verde: ficam amareladas.

 

– Chá oolong (azul): O oolong, também conhecido como chá azul, é um chá semi-oxidado – fica entre o chá verde e o chá preto. Esse chá foi criado para os imperadores chineses, por volta do ano de 1650, na província de Fujian. Além da China, Taiwan e Tailândia, entre outros, também produzem oolongs incríveis.

KOH PHI PHI cha oolong morango hibisco pimenta rosa

Koh Phi Phi. Oolong, morango, hibisco e pimenta rosa.

– Chá preto: O chá preto é 100% oxidado. A quantidade de folhas varia de país para país: um botão e de duas a quatro folhas. A principal e grande diferença entre os tipos de chá preto é a fabricação: o método ortodoxo preserva as folhas inteiras (granel) e o método CTC tritura as folhas (como no chá de saquinho). A qualidade, o sabor e as propriedades do chá são muito superiores no chá a granel.

ACAPULCO cha preto chocolate meio amargo pimenta dedo de moca

Acapulco. Chá preto, chocolate meio amargo e pimenta dedo de moça.

– Chá escuro: O chá escuro é o único tipo de chá que é fermentado. Ele é comprimido em tijolos ou bolos de chá, que pode possuir os mais diversos formatos e tamanhos. Entre seus diversos tipos, o mais conhecido é o Pu-Erh, produzido na região de Yunnan, na China. A China é o principal produtor de chá escuro, mas ele pode ser encontrado também em outros países da Ásia. É um chá bem encorpado, de sabor forte.

KINGSTON cha pu erh banana pimenta jamaica

Kingston. Chá escuro, banana e pimenta jamaica.

Acho que é isso, pessoal! Agora estão iniciados ao mundo dos chás! Para aprender mais sobre chá, continue seguindo o blog! Nos próximos posts, vou falar com mais detalhes sobre cada tipo de chá! 🙂

Ah, e siga nossa página do Face para acompanhar a agenda de cursos e palestras sobre chá!

 

Beijos e alegria!

Dani

P.s.: Para comprar os blends que você viu nesse post, venha conhecer nossa casa de chás, na Rua Inácio Lustosa, 1134, em Curitiba. E, se você não mora aqui, aguarde, que nossa loja online tá saindo do forno. ❤