A saúde do seu sistema digestivo

Olá, hoje vamos falar de um tema bem importante para nossa saúde, que é o funcionamento do nosso sistema digestivo.

Sabemos que a nossa alimentação está muito relacionado à saúde do nosso corpo e que dentro do nosso organismo existe um sistema digestivo que digere e absorve os nutrientes e que o intestino é o principal órgão de absorção destes nutrientes, portanto devemos cuidar bem dele.

Principalmente as mulheres, por muitos fatores apresentam constipação intestinal, ou seja, não evacuam todos os dias. E nos sabemos que se não existe evacuação o intestino continua absorvendo toxinas.

Além da absorção de nutriente o intestino é responsável por 80% da produção de serotonina total do organismo e que a serotonina é o hormônio do prazer, se estamos com baixa de serotonina percebemos alterações relacionada à compulsão alimentar e o aumento do peso e da gordura localizada e celulite.

 

INFUSÕES RECOMENDADAS PARA UM INTESTINO SAUDÁVEL:

Algumas infusões, como a de capim limão, podem ser usadas para diminuir o peristaltismo do intestino, melhorando as dores e aliviando a diarreia. A infusão pode ser feita com 4 xícaras de café das folhas picadas para cada litro de água fervente. A infusão de alecrim pode minimizar os gases ocasionados pela má digestão. Use ½ colher de chá de folhas de alecrim para cada xícara de chá de água fervente.

capim limão

Infusão de capim-limão faz bem para o intestino!

 

 

MAIS DICAS:

– Tomar bastante água durante o dia;

– Comer frutas e verduras cruas;

– Preferir comer as frutas com casca;

– Aumentar a ingestão de fibras com trocas simples, por exemplo, trocar o arroz branco pelo integral;

– Praticar exercícios físicos regularmente.

 

RECEITA DE MIX DE FIBRAS

– 100g de farinha de linhaça

– 100g de farinha de chia

– 100g de farelo de aveia

– Misturar todos os ingredientes e guardar em um pote escuro de preferência de vidro e consumir 1 colher de sopa por dia em iogurtes, sucos, povilhado em frutas ou em saladas.

 

assinatura colunista luisa wolpe