Outubro Rosa e dicas de prevenção

Oi, pessoal!

Ganhamos uma coluna nova no blog! A partir de hoje, a Mariana Drechmer Romanowski, médica ginecologista e obstetra, vai escrever pra gente quinzenalmente. Ela vai falar um pouco sobre saúde, equlíbrio e dicas de prevenção. Afinal, nós, da Caminho do Chá, amamos chá e amamos ser saudáveis. ❤

Seja bem-vinda, Mari! 🙂

 

___________________________________________________________________________________________________________________

 

Olá, blogosfera! Tudo rosa?

É com grande prazer que passo a escrever quinzenalmente para o blog “Caminho do Chá”. Sou médica ginecologista e obstetra e por esse canal conversaremos sobre saúde da mulher, qualidade de vida e prevenção de doenças.

Para começarmos com o pé direito, nada como falarmos sobre o Laço Rosa no mês de outubro. Ele está em todo lugar, não é mesmo?

O mês de outubro, desde os anos 90, é conhecido por lembrar-nos do combate ao câncer de mama. A campanha, que atinge diversos países, começou nos Estados Unidos com movimentos isolados. Ganhou corpo e, em outubro de 2002, a iluminação da primeiro monumento público no Brasil (o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo) marcou definitivamente a chegada do laço rosa por essas bandas de cá.

outubro-rosa-cancer-de-mama

Na verdade, mais do que “prevenção”, o objetivo dessa iniciativa é alertar mulheres (e também homens) quando a importância de exames de triagem que possam detectar precocemente o câncer de mama. Não se trata, portanto (e infelizmente ainda) de evitar o câncer de mama, mas de descobri-lo em uma fase cuja taxa de cura ainda é muito alta.

É claro que o autoexame das mamas – uma prática bastante divulgada no mês de outubro – também é importante. Mas, para descobrir o câncer de mama em fase inicial, é necessário ter o acompanhamento de um médico, assim como fazer um exame de mamografia – principalmente se existir histórico da doença na família.

Além disso, é na consulta com o médico que a mulher poderá esclarecer tantos dilemas que acompanham a maturidade: Qual o risco de desenvolver câncer de mama em minha família? O que posso fazer para diminuir os riscos? Ter amamentado me ajuda? Posso fazer terapia hormonal na menopausa? Como fica a sexualidade? Por que me sinto tão diferente?

Outubro é o mês da saúde da mulher. Não perca a oportunidade de se cuidar e de saber mais sobre seu corpo.

No próximo post, falaremos sobre mais dicas para manter sua saúde e equilíbrio.

Até a próxima!

 

assinatura colunista mari drechmer