16.10 World Bread Day – Receita de Pan de Yuca (sem glúten!)

Hoje é o Dia Mundial do Pão! E estamos participando do evento oficial World Bread Day 2014, em que os blogueiros participantes postam uma receita de pão! E o post tem que ser hoje, 16 de outubro, o World Bread Day!

Aproveito para apresentar também a nova colunista do blog! (Sim, agora vamos ter diversas colunistas falando sobre vários temas!) Ela é ninguém mais, ninguém menos, que a Dani Colômbia, nossa querida chef de pâtisserie e boulangerie.

Unindo o útil ao agradável, ela escreveu seu primeiro post com uma receita especial e muito tradicional na Colômbia: o Pan de Yuca (em português, Pão de Mandioca). Ele é parecido com o nosso Pão de Queijo, mas é feito com farinha de mandioca ao invés de polvilho! Eis que lhes apresento: Dani Colômbia!

________________________________________________________________________________________________________________

 

Senhoras e Senhores! No Caminho do Chá, comemos Pan de Yuca com chá!

Señoras y Señores! En Caminho do Chá, comemos Pan de Yuca con té!

 

 

Quando eu vim para Curitiba, minha primeira parada, sem dúvida nenhuma, foi para provar o famoso pão de queijo. Uma comida imperdível e deliciosa. Quando dei a primeira mordida, memórias invadiram minha cabeça e me transportei imediatamente de volta à Colômbia e a um de seus pãezinhos mais tradicionais. O Pan de Yuca. Com o meu pai, passeávamos de moto e para passar o frio de Bogotá, tomávamos um café e comíamos um desses.

Cuando venia para Curitiba, mi primera para sin duda alguna, fue probar el famoso pan de queso. Una comida imperdible y exquisita. Cuando di el primer mordizco los recuerdos llegaron a mi cabeza y me transporte de inmediato a Colombia y a uno de sus panecillos mas representativos: El pan de Yuca. Con mi papa dabamos un paseo en moto y para pasar el frio capitalino, tomabamos un café y comíamos uno de ellos.

 

 

O Pan de Yuca está em qualquer parte da cidade e é um dos quitutes mais deliciosos e provocativos. Uma preparação fácil, tradicional e cheia de queijo.

El pan de yuca esta en cualquier parte de la ciudad y son unos de los bocados mas deliciosos y provocativos. Una preparación fácil, tradicional y llena de queso.

pan de yuca

 

 

Ao chegar em Curitiba, decidi ir atrás dos ingredientes para fazer meu próprio Pan de Yuca, que sem sombra de dúvidas, é muito parecido a um Pão de Queijo. Fui ao lindo Mercado Municipal e eis que compartilho com vocês os secredos do Pan de Yuca, ou Pão de Mandioca, o melhor acompanhante colombiano com um chá da Caminho do Chá.

Al llegar a Curitiba decidi ir en busca de los ingredientes para frabricar mi propio Pan de Yuca, que sin lugar a dudas, es muy parecido a un Pao de Quieijo. Fui el hermoso mercado municipal y es aquí donde les comparto los secretos del Pan de Yuca o Pan de Mandioca, el mejor acompañante colombiano con un Te de Caminho Do Chá.

 

É uma receita caseira e rápida de preparar. Esses são os ingredientes:

Es una receta casera y rápida para preparar, estos son los ingredientes:

– 275g de Farinha de Mandioca  / Harina de Yuca
– 400 g de Queijo Muzzarella / Queso Muzzarella
– 1 colher de chá de Fermento Químico (o de bolo, mesmo) / 1 Cucharadita de Polvo para Hornear
– 1 pitada de Sal / 1 pisca de Sal
– 120g de Manteiga / Manteca
– 2 Ovos / Huevos

 

ingredis

Os ingredientes! Ah! A pitada de sal e a colherzinha de fermento químico já estão misturados com a farinha de mandioca, ok?

 

Modo de Preparo / Preparación: 

Primeiro, com um ralador, rale todo o queijo muzzarella. Depois, em uma tigela, misture a farinha de mandioca, o fermento químico e o sal. Em seguida, os ovos, a manteiga e metade do queijo fresco ralado. Misture com uma batedeira até que a massa fique homogênea. Por último, adicione a outra metade do queijo ralado e misture bem, com as mãos.

Primero, con un rayador manual, raye todo el queso muzzarella. Despues, en un bowl, mezcle la harina de mandioca, el polvo para hornear y la sal. Y en seguida, los huevos, la manteca y la mitad del queso. Mezcle con un procesador de alimentos hasta obtener una masa homogénea. Por ultimo, agregre a la masa la otra mitad del queso rayado y mezcle bien, con las manos.

 

batendo tudo

Que fácil! É só bater tudo na batedeira! ❤

 

Faça pequenas bolinhas se quiser fazer um formato parecido ao pão de queijo, ou cilindros em forma de ferradura (formato tradicional preparado na Colômbia). Pré-aqueça o forno a 220’C. Coloque as massas em uma fôrma de alumínio (não é preciso untar) e asse por 10 a 15 minutos.

Forme pequeñas bolitas si desea hacer la forma parecdida a un pan de queso, o cilindros en forma de herradura (tradicional forma preparada en Colombia). Precaliente el horno a 220 grados centígrados. Ponga las masas en una bandeja de aluminio (no hace falta enmantecar o enharinar) y hornee durante 10  a 15 minutos. 

 

fazendo rolinhos

Dando forma ao Pan de Yuca!

formas diferentes

O formato mais tradicional é em ferraduras. Mas também é muito comum fazer bolinhas ou palitos. O coração foi invenção da Dani Lieuthier! haha

 

Tão rápido quanto um piscar de olhos, consegui me sentir em casa de novo, mas com uma excelente companhia (Dani Lieuthier) e o melhor chá do Brasil, da América do Sul, do mundo inteiro e, muito em breve, da Colômbia. Enjoy it!

Así de rápido, tanto como un parpadeo, logré sentirme como en casa de nuevo, pero con una excelente compañía ( Dani, osea tu ) y el mejor té de Brasil, de Suramérica , de todo el mundo y muy pronto de Colombia. Enjoy it¡

_____________________________________________________________________________________________________________

Por: Daniela de la Concha, ou Dani Colômbia, chef de pâtisserie da Caminho do Chá. Ela, que mudou do café para um bom chá para acompanhar seu Pan de Yuca.

danicita