Preconceito contra olhos azuis (!!) na Coreia.

Pra mim, a melhor parte de viajar é, além de conhecer lugares novos, ouvir novos pontos de vista. E assim, ampliar o meu.

Estou no interior da Turquia, em Trabzon, região muçulmana extremamente conservadora. Ontem visitei um antigo monastério, o Sumela. (Post aqui)

No meio dessa bagunça cultural, conheci um jovem coreano, o Dae-Hoon. Passeamos juntos pelo monastério e conversamos muito sobre as diferenças culturais entre nossos países.

Disse pra ele que os brasileiros são diferentes entre si porque nosso povo é uma mistura de índios, portugueses, africanos e imigrantes europeus. Expliquei que 90% da população é branca ou parda, mas também existem outras etnias, como descendentes de asiáticos, por exemplo. Contei que tenho uma amiga que é metade japonesa e metade polonesa. Disse que ela é linda porque é japonesa mestiça de olhos verdes, e isso a torna exótica. Achei que seria uma grande novidade para ele. Mas não. Ele parou de falar. Mudou sua expressão e logo retomou.

– Ohhh! Na Coreia, algumas pessoas nascem sem melanina… Muito triste.

– Ah, são albinos?

– Não. Apenas os olhos são azuis. O cabelo é preto.

– Que lindo!!!

– Não! Mas ninguém gosta dessas pessoas. Ninguém fala com elas na escola. Ninguém quer sair com meninas coreanas de olhos azuis.

– … ???? Como assim? Mas é bonito!

– Mas ninguém gosta. Porque é diferente.

– Mas você não disse que as coreanas querem parecer nova-yorkinas?

– Sim, elas querem. Mas as pessoas só acham bonito europeu ou americano de olhos azuis. Coreano de olhos azuis, não.

– Você acha feio?

– Eu prefiro meninas de olhos marrons ou pretos.

coreana blue eyes

Meu Deus, que menina linda!!! Como podem ter preconceito contra ela?

Eu nunca tinha ouvido falar em preconceito contra pessoas de olhos azuis. Contei que, no Brasil, infelizmente muita gente tem preconceito. Mas que costuma ser o contrário, com negros e pardos.

coreana blue eyes 2

Meu amigo Dae-Hoon  me contou que uma TV de Seul convidou uma mulher de olhos azuis para um programa na televisão, para falar sobre o tema. Ela levou sua filhinha (também de olhos azuis) ao programa para tentar quebrar o preconceito das pessoas. A menininha fica com lágrimas nos olhos durante o programa todo. Dá pra perceber que realmente ela se sente muito triste por ser diferente dos outros. Ou por como os outros a fazem sentir por ser diferente, que é o preconceito em si.

A apresentadora do programa, super divertida, animada e empolgada, tenta animar a menininha de todas as formas. Ela mostra, inclusive, fotos de famosos de olhos azuis, como o Brad Pitt, por exemplo.

Dae-Hoon, meu amigo coreano, me disse que o preconceito diminuiu depois desse programa, pois os coreanos entenderam que não há nada de errado em ter olhos azuis.

coreana blue eyes 3

Veja o programa aqui. As coreanas de olhos azuis estão a partir do minuto 3. A menininha emocionada aparece a partir de 07:50. Está sem legendas. Mas meu amigo coreano traduziu pra mim, por cima. É basicamente o que está no post acima. 🙂

http://vod.pullbbang.com/v2/video13033/20130312104740483_329.mp4