Kyoto (Geórgia) e a arte de cheirar chás

E lá estava eu, desapontada por não ter encontrado chá na Geórgia, andando sem rumo pelo centro de Tbilisi. (Aliás, andar sem rumo pelas cidades tem sido o meu programa favorito!) Quando, de repente, vejo um bonitinho restaurante japonês. “Deve ter chá!”, pensei. E tinha! 🙂

entrada kyoto

Não eram muitas opções.  Olhei o menu e tinha 10 tipos de chá, 5 chás pretos e 5 chás verdes. Perguntei pra garçonete se tinha como cheirar e ela me olhou com cara de “Quem é essa louca?!”. Também não tinha certeza que ela entendia inglês, então tentei fazer mímica apontando para o nariz.

Apesar do espanto, ela foi bem educada. Sorriu sem graça como quem não entende nada e foi perguntar pra dona o que fazer. Acho que realmente ninguém – ainda mais na Geórgia – vai pra esse restaurante tomar chá. O peixe grande deles (hãn hãn) é o sushi. O chá fica com o mero posto de sobremesa.

garçonete

A dona sorriu e fez sim com a cabeça. Depois disso, ficou me observando até eu ir embora. Ainda mais quando eu comecei a fazer um book fotográfico do bule e xícaras de chá servidos na minha mesa.

A garçonete timidamente me trouxe um pote inteiro de 5kg de chá para eu cheirar na mesa. Achei ela super queridinha. Mas cheirei um e queria cheirar os outros também. Só achei sacanagem fazer ela trazer dez vezes um pote de 5kg de chá. Me levantei e fui até o balcão. Pedi pra ela me mostrar mais dois e escolhi o meu.

cha loose leaf

Esse é o Black Tulip, da marca alemã Althaus

Os chás vendidos ali eram da marca alemã Althaus Tea. O sabor escolhido foi o blend Black Tulip. Tinha cheiro doce e me encantei em ver as florzinhas no meio do chá. Acho que todas as mulheres devem escolher essa opção. Olhei a composição e dizia: chá preto, chá verde, flores de jasmin, pétalas de rosa e flores de centáurea. Cadê a tulipaaaa? Sacanagem, me enganaram com o nome! hahaha

bule1

O chá era gostoso. Mas acho que fizeram a infusão por muito pouco tempo, então tava meio aguado, com gosto de água, ou sem gosto. Não quis fazer mais estardalhaço e tomei mesmo assim.  Apesar do gosto estar bem suave, achei que esse chá tinha ingredientes demais. Não conseguia sentir bem o gosto de nenhum. Que nem quando você prepara um prato e mistura muitos ingredientes. Na hora de servir, ninguém sabe o que está comendo. Mas mesmo assim, decidi ser discreta e tomei meu chá em silêncio. Observando todos me observarem com cara de “Quem é essa louca?!” continuamente.

Peço a conta, pago, levanto e minha bolsa derruba uma cadeira. “Quem é essa louca?!”. Entre um misto de riso e vergonha, me retiro rapidamente do local.

bule2

O dia em que você for pra Geórgia – se é que algum dia você vai -, visite esse restaurantezinho enigmático! Se for tomar chá, pode pedir pra cheirar sem medo, ninguém mais vai se assustar! 🙂

Kyoto

16 Rustaveli ave, Tbilisi, Geórgia

guardanapos gracinha

Achei super bonitinho esse jeito de colocar guardanapos no guardanapeiro! 🙂