Dem Karaköy, a 1ª casa de chás (internacionais) de Istambul

Istambul está cheia de çayevis – casas de chá tradicionais que servem apenas chá turco – e kıraathanes – casas de chá onde homens aposentados e desempregados jogam “zor”, ou gamão. Mas casa de chás internacionais eu só achei uma, a Dem Karaköy.

Como o nome já diz, a Dem (em turco, infusão) fica no bairro Karaköy. Ali, onde acaba – ou começa – a Ponte Galata, do outro lado do centro histórico de Istambul. Nunca tinha andado por ali. Sempre que atravessava a ponte a pé, ia correndo pra dentro do bonde. Essa ponte, que é cheia de pescadores 24h por dia,  é dominada por um cheiro de peixe abominável e indescritível. Mas se você sair de perto da ponte, o bairro tem umas ruas super bonitinhas. Foi ali que eu tomei chá na caçamba de um caminhão (leia post aqui).

dem

No dia em que fui conhecer a Dem, fazia muito frio e chovia. Chegar em uma casa de chá aconchegante e quentinha foi um alívio enorme. É por isso que eu sei que uma casa de chá em Curitiba tem tudo pra dar certo. ❤ Cidade fria do meu coração!

A Dem Karaköy é quentinha e o atendimento é excepcional. Eu e a Natália (minha roomate polonesa que morava comigo em Istambul) fomos atendidas pelo Omer. Fiquei impressionada com seu inglês fluente (raro em Istambul). Comecei pianinho, perguntando sobre a casa de chá, que é nova. Ele contou várias coisas legais. Papo vai, papo vem, fui me soltando. Me apresentei e disse que estava fazendo uma viagem para pesquisar chá pelo mundo. Disse que queria conversar com o dono e perguntei se ele estava lá. E aí, o Omer puxou uma cadeira e sentou. Ele é o dono (um dos donos) da Dem Karaköy. Conversamos por um tempão e trocamos várias figurinhas chazísticas. Adorei! ❤

Jogo de chá do Marrocos que o Omer me mostrou. Lindo!

Jogo de chá do Marrocos que o Omer me mostrou. Lindo!

 

Decoração linda (só não coloquei mais fotos porque era noite e estava escuro, vou voltar de dia), local aconchegante e quentinho (importantíssimo), atendimento excelente. E o chá? E a comida? De fechar os olhos pra sentir melhor o sabor. Fiz hummm.

jogo de cha japones

Lindo jogo de chá japonês. As xícaras não tem abas. A mão fica quentinha! ❤

Eles têm um carrinho com potinhos de cada chá (vi isso também na PostCard Teas, em London, mas era um expositor fixo que rodava – leia post aqui) pra você poder sentir o cheiro antes de escolher seu chá. O cardápio de chás também é lindo, com artes feitas com as folhas de cada tipo de chá. Uma breve descrição ajuda a escolher. Mas a decisão é tomada mesmo pelo nariz. Tem cheiro que dá vontade de comer/beber. E foi aí que eu e a Natália escolhemos o Fleur de Gueisha (fleur, em francês, significa flor). Esse é um chá verde japonês aromatizado com flores de cerejeira. ❤ Imagina o cheirinho doce e feliz! Mistura de chá verde de qualidade com Freegels de cereja da infância e suculentas cerejas frescas – no Brasil, tão raras e tão caras! Nota: Hummmmmmmmmm! Com 10 Ms. 🙂

chazinhoh copy

 

Agora os doces, oh-la-la-la-la! Achamos uma rival á altura para a minha amada Misty Island, que comi na Mariages Frères, em Paris – leia post aqui. GENTE, QUE DELÍCIA! A descrição é a seguinte: pêra cozida com coulis de ameixa vermelha e um ingrediente secreto que não vou contar! 😀 Vou testar!

pera delicia

 

Dividimos o bule de chá, mas pedir um doce só era sacanagem! O outro doce que a gente pediu foi um pudim japonês. Meu Deus, que gosto suave, parecia que eu tava comendo flan de algodão doce, ou algo assim. Com certeza, vou comer vários quando chegar no Japão. Daí volto gordinha para o Brasil e tomo bastante chá verde pra emagrecer. No problem!

pudim japones copy

 

Estamos bolando um projeto juntos, Caminho do Chá e Dem Karaköy. Em breve, novidades! 🙂

Quando vierem pra Istambul, não deixem de conhecer. It’s a must! A qualidade dos chás no Spice Bazaar é duvidosa. Posso dizer porque trabalhei lá por uma semana! hahaha Leia aqui. Para tomar cházinhos delícia em Istambul, visitem a Dem Karaköy.

 

Visitem a página do Face deles aqui:

https://www.facebook.com/DemKarakoy

(o site está em construção)

Endereço:

Kemankeş Mahallesi Hoca Tahsin Sokak No: 17 Karaköy

 

It’s a must! 🙂