A casa-de-chá-caminhão

Na Turquia, todo lugar é lugar para tomar chá. Em geral, você pode sentar em uma çayevi (casa de chá) ou em um çay bahçe (jardim de chá). Mas, dessa vez, eu tomei chá na caçamba de um caminhão.

caminhao preto

 

Como assim? Ora! O Omar tinha um caminhão. Um dia, ele resolveu estacionar seu caminhão pra sempre, à beira do Mar de Mármara, com vista para o centro histórico de Istambul. Ele abriu a caçamba, colocou uns banquinhos dentro e começou a servir chá. Simples assim.

o atendente

 

Fui lá com a Natália, polonesa que era minha flatmate em Istambul. Sentamos e fomos muito bem recebidas. O senhor que estava servindo posou pra foto, nos cobriu com um xale cada uma, dançou samba pra mim e me chamou pra dançar uma música turca. Tudo isso ali, na caçamba do caminhão.

interior caminhao

Essa é a Natália, minha flatmate polonesa que faz pieroguis incríveis!

balcao

Reparem na luz azul que rola dentro do caminhão! 😀

 

Tomamos uns três chás e vimos o dia cair atrás das mesquitas , do outro lado da Ponte de Bósforo.

cha luz azul

Meu chá e uma rosa que eu ganhei do atendente. Ganhei ela assim, meio murcha e com as folhas todas comidas. Mas veio com tanto carinho que durou umas 2 semanas lá em casa. ❤

 

Também fumamos narguilé. Antes que alguém pergunte, não tem nenhuma droga dentro. É só essência. Em Istambul, existem muitos lugares apenas para fumar narguilé. Escolhemos uma essência de rosas maravilhosa. Detalhe para o bico descartável que ganhamos antes de começar a consumir o narguilé. Achei super higiênico.

essencias narguile

Tudo na luz azul-zul-zul!

 

Quando vier para Istambul, assista ao pôr-do-sol da caçamba do caminhão do Omar! Para chegar aqui, basta descer do bonde na estação Karaköy e ir caminhando pela beirada do Mar de Mármara, sentido para a direita (de quem está olhando para a ponte). Passe o fedido mercado de peixes e siga andando. O caminhão-casa-de-chá fica em frente à parada de barco-táxi que vai para Eminönü.

vista para centro historico

menina posando

pescador

 

Bom chá pra vocês!

gaivota assustadora

Gaivota assustadora que estava à espreita em cima de uma das bancas do mercado de peixes, no caminho para a casa-de-chá-caminhão.