A feira mais linda que eu já vi

Todo mundo sabe que eu sou uma pessoa deslumbrada. Acho tudo bonito, lindo e maravilhoso. Até o feio é bonito pra mim. Mas, dessa vez, não estou exagerando. Olha essa foto.

feira mais linda do mundo

Em que feira você já foi que tinha essa paisagem em volta? Feira à beira do rio, com montanhas em volta. Com turcos bigodudos e turcas muçulmanas com seus lenços amarrados à moda do Mar Negro. Pra completar, fui extremamente bem tratada.

tia aiaiai

Aiaiai, tirando foto de mim!

tio da pimentinha

O tio da pimentinha.

O Yaşar, dono da plantação de chá em Çiftepugar, tem também uma casa de chá em Borçka, cidadezinha mais próxima do nosso vilarejo. E a casa de chá dele também fica à beira do rio. Toda 6ª feira, ele vende chá para todos os vendedores da feira, que são agricultores da região.

cha na feira

Eu fui passando, com a minha câmera, de barraquinha em barraquinha. Tudo o que bastava eu falar, para receber um sorriso, era: “Merhaba! Ben Yaşar arkadaş. Bir fotoğraf ma?” (Oi! Eu sou amiga do Yasar. Uma foto?). Todo mundo disse sim, e ainda pousou pra foto. E ainda comi muita fruta. Tangerina, romã, laranja e abacaxi.

nar ou roma

O romã é uma das frutas mais populares na Turquia. É uma delícia! Bem azedinha!

tio feliz do roma

O tio do romã. (Deve estar feliz porque vende bem!) 🙂

De onde você é? Brasil! O que está fazendo aqui? Vim colher chá, em Çiftepugar, com o Yaşar. (Sim, depois de dois meses estudando turco, finalmente consigo me comunicar um pouco por aqui. 🙂 ) Todos me olhavam com cara de “que menina maluca”. Mas acho que eu gosto desse espanto!

velhinho mais fofinho da feira

Meu favorito da feira! ❤

beijo fofo no netinho

meus preferidos da feira

O netinho ajudando o avô a lavar as castanhas! ❤

Foto pra cá, foto pra lá. Foto de tudo e todos. Vi um senhorzinho andando, com seu chapeuzinho de muçulmano. Não queria que ele me visse. Abri um zoomzão e fui fotografando. Pararazzi, disse um amigo do Yaşar. Quando tirei a cara da câmera, olho pro lado e tem dois policiais olhando pra mim, parados do meu lado. “Kimin?” (Quem é você?). “Ben Yaşar arkadaş, brezilyaliyim.” (Sou amiga do Yaşar, do Brasil). Falei isso e eles sorriram: Tenha um bom dia. É, pra minha sorte, o Yaşar é tipo vereador por aqui. Todo mundo conhece o cara! 😀

tio da laranja

O tio laranja da laranja. (Ganhei fruta aqui! 😀 )

o marinheiro descascador

O tio marinheiro que vende descascadores de frutas e verduras.

tio da batata

The potato guy.

Além de fotografar, sexta-feira, que é dia de feira, é dia de comprar frutas e verduras! Oba! Delícia mesmo é saber que aqui é tudo fresquinho. O leite e o queijo são artesanais e muito gostosos.

fofoca rolando solta

Fofoca rolando solta na feira.

tia lambendo os beico

A tia lambendo os beiço. haha

meninos chamando

Nessa feira, você também pode comprar galo e galinha. Convenci o Yasar a comprarmos um casal pra nossa fazenda. Ele concordou. Já escolhemos até os nomes: Sisko Tavuk e Sisko Sultan (Galinha Gorda e Sultão Gordo). Sisko porque eu adoro essa palavra, porque as galinhas são gordas aqui e porque sisko parece ciscar, que é o que as galinhas fazem. Só me perguntei se a gente não deveria comprar duas galinhas para um galo, já que ele é sultão. Haha

tia jogando a laranja

Já comi, vai pro rio.

altos agitos na feira

Hora de ir embora da feira, pra cozinhar os legumes fresquinhos no meu amado fogão à lenha. Güle güle! (Tchau!)

vamo embora amigue