Dani, a agricultora

Oi! Meu nome é Dani, tenho 27 anos e vou trabalhar como agricultora por um mês.

A ideia inicial era vir para o nordeste da Turquia para visitar plantações de chá. Mas, procurando hosts no couchsurfing, acabei encontrando uma ideia melhor ainda: trabalhar em uma plantação de chá. Já que o objetivo dessa viagem é uma total imersão no mundo dos chás, nada melhor que vir conhecer de pertinho. Vim pra çiftepugar, pra plantação de chás do Yasar e do pai dele, o Cemal.

P1290614

Hoje foi meu primeiro dia de agricultora. É trabalho braçal, óbvio. Mas eu achei que não fosse tão cansativo. Tá bom, sou pior que piá de prédio, sou guria de prédio. O máximo que eu conheço de fazenda eram as visitas à Estância Betânia ou outros hotéis fazenda, durante as férias da escola. Haha

O Yasar me disse umas duzentas vezes hoje: “Corta que nem homem, não que nem mulherzinha” ou “Anda que nem homem, não que nem menininha”. Like a man!

P1290631

Eu e o Yaşar, que ta me ensinando tudo sobre cha!

Minhas mãos já estão calejadas (sem exagero). Trabalhamos por três horas de manhã e mais uma de tarde. No total, colhi duas sacas e meia, desse tamanho aqui.

P1290674

Além de trabalhar like a man, consegui  observar a diferença entre um arbusto e outro. Alguns têm folhinhas mais ou menos verdes, até achei uma preta. Também fiquei feliz de finalmente ver de verdade a parte do chá que a gente consome: two leaves and a bud (duas folhas e um botão). E a florzinha, e a semente do chá.

P1290633

Two leaves and a bud (duas folhas e um botão). O cha que a gente bebe e’ so essa pontinha do arbusto de cha’! 🙂

O Yasar e o pai dele têm a plantação faz 20 anos. Ele costumava brincar entre os arbustos de chá quando era criança. Dá pra ver a diferença entre os arbustos mais velhos e os mais jovens pelo tamanho. Os mais velhos dão na minha cintura, ou até na altura do busto. Os arbustos novinhos ficam entre o joelho e a metade da coxa. Hoje, começamos pelos arbustos maiores. Quero ver a dor nas costas quando for pra cortar os pequenininhos.

P1290600

Tá sendo legal brincar de fazendinha. Bem mais legal que jogar Farmville. Haha! Mas aqui tem bicho, e de bicho eu tenho medo. O Yasar me disse que tem cobra na plantação, a Kaçkar Engerey. E que se eu ouvir o chocalhinho dela, é pra eu correr. Hahaha Mas, na verdade, as cobras costumam fugir antes que as pessoas fujam dela. Ele também tentou me assustar dizendo que tinha um urso do outro lado da plantação. Era brincadeira, mas aqui tem urso mesmo. São três, segundo ele. Espero não ver nenhum.

P1290659

Por hoje, cansei!
(Detalhe pra calca jeans que eu to usando, que e’ do Yaşar. Ele deu risada quando me viu saindo de casa com a minha calca jeans justa.)

Pra começar, trabalhamos só eu, o Yasar e o pai dele. Mas amanhã chegam cinco trabalhadores da Georgia (aqui fica quase na fronteira). E também vamos trabalhar o dia inteiro. Que venha mais aventura! 😀