Tavuk Göğsü – o doce de frango

Por mais que pareça estranho, existe um doce de frango muito popular na Turquia. O mais engraçado é perguntar pras pessoas se elas gostam da sobremesa e escutar respostas tipo “Nossa, é uma delícia!” ou “É meu doce favorito”, como se fosse brigadeiro… haha

Obviamente, eu fui provar. Escolhi um dos lugares mais tradicionais de Istambul, o Göreme Mohallebicisi, que existe desde 1965. Não vale a pena provar em qualquer lugar, porque muita gente não usa mais frango pra preparar esse quitute, e aí, não vale a pena comer!

placa pq

Mas, Meu Deus, e o que é esse doce? É isso:

tavuk gouze

Prazer, Tavuk Göğsü.

tavuk gouze pq sorv

Tavuk Göğsü com sorvete. Uma velhinha pediu pra sentar na minha mesa porque não tinha mais lugar. O dela tinha sorvete e ela me deu um pouco do dela! ❤

Tem gosto do quê? Tem gosto de flan, crème brulée, baunilha, canela e FRANGO DESFIADO. Dá pra sentir os fiapos do frango desfiado. E dá pra ver também. É esquisito!

tavuk gouze peq zoom

Aqui, eles dizem que o Tavuk Göğsü é bom quando ele é bem elástico. Esse que eu comi era. Ficava até difícil pegar um pedaço com a colher. Isso porque tem toda uma preparação especial para fazer o doce, com uma colher diferente, que parece uma espada. Essa colher pode ser encontrada somente em alguns lugares que vendem essa sobremesa.

A tradição é de família. O atual dono, İlhan Yalçın, contou que o avô dele veio para a região em 1950, e vendia leite de porta em porta. Alguns dos clientes daquela época ainda freqüentam o local. Basicamente, em um salão com 8 mesas, era eu e vários tiozinhos de 60 anos. Ah, e uma avózinha simpática que pediu pra sentar na minha mesa porque não tinha mais lugar!

Agora, se você me perguntar se eu gostei do doce, a resposta é não! Acho que tem coisa que nasceu pra ser salgada, como arroz e frango. Deixa eles pro almoço! Mas os turcos aqui adoram, é incrível. De qualquer jeito, sempre vale a pena a experiência!

bonequinhos pq

A tradição é da família. O vô é o do lado esquerdo. O pai é o do meio, bigodinho.

velhinho tavuk gouza pq

Esse é o fundador da Göreme Muhallebicisi, o vô do atual proprietário.

quadrinho pq

Esse cara do meio é o pai do dono. Ele é o bebê do lado esquerdo.

filho peq

İlhan Yalçın, o atual dono do local, super solícito. Conseguimos conversar, apesar de ele falar pouco inglês e eu falar pouco turco! 🙂

parede quadros pq

São super premiados!

deco peq

Decoração com fotos de antigamente! 🙂

salao peq

Lugar pequenininho. Mesinhas simples.

Endereço:

Göreme Mohallebicisi – Kurtuluş Caddesi 82, Kurtuluş, Istanbul