Chá na Turquia: a xícara, o bule e os costumes.

O chá preto está para o turco como o cafézinho está para o brasileiro. A média de consumo no país é de 10 xícaras por dia. Uau!

Falando em xícara, ela é diferente da que se usa por aí. Aqui, é um copinho de vidro. Um copinho-corpinho-violão. O pires às vezes é de porcelana, às vezes é de vidro.

_ZAW4759 _ZAW4778

Além do chá preto, você também vai encontrar o apple tea (elma çai) na maioria dos cardápios de istambul. Também muito popular em Istambul. Só não é muito consumido pelos turcos. Eles mesmo dizem que é “coisa de turista”. Mas é uma delíiiicia! Azedinho-doce!

_ZAW3973

Apple tea! Essa foto foi tirada no terraço de um café. Ao fundo, você vê uma das principais mesquitas da cidade, a Mesquita Azul, ou Sultanahmet Mosque. ❤

Uma história à parte é a forma como eles preparam o chá. Olha o tipo do bule deles! Tem dois andares! Que graça!

_ZAW4304 _ZAW4302 _ZAW4301 _ZAW4305

É assim, na parte de cima, você coloca o chá, só as folhinhas. Na parte de baixo, a água. Quando a água está quase fervendo, você coloca só um pouquinho de água junto com as folhas de chá, fazendo uma infusão bem concentrada. Então, deixa a água fervendo por mais uns 10 minutos. O chá não tem contato direto com o fogo, mas esquenta com o vapor da água da chaleira de baixo. Assim, não amarga.

Na hora de servir o chá, cada um prepara do seu jeito. Em geral, o çai (se diz “tchai” e significa chá) é preparado com 1/3 de chá concentrado pra 2/3 de água. Açik çai é chá suave: 1/4 de chá para 3/4 de água quente. Demle çai é chá forte: metade, metade.

_ZAW4093

Esses são alguns modelos que você pode encontrar nas lojinhas do centro histórico. Uma caixa com 6 custa aproximadamente 30 liras (34 reais*). Se você comprar no mercado, custa 7 (8 reais*)!!!

_ZAW4095

Você pode encontrar também essas versões coloridinhas, que são um pouco mais caras… Entre 8 e 10 liras a unidade (entre 9 e 11 reais*).

Infos úteis:

Comprei os bules na loja Saturn, que fica no andar de baixo do Shopping Demirören, que é na rua principal de Taksim. Vendem eletrônicos e alguns artigos para casa. O preço varia de 80 a 250 liras (91 a 295 reais*)!

Endereço: Istiklal Caddesi, 50-52, Demirören Shopping.

Para comprar xícaras, você vai encontrar diversas lojinhas com souvenirs pelas regiões turísticas da cidade!

*Os valores em liras foram convertidos segundo a cotação de hoje, 09/07/13