Spice Bazaar e as técnicas turcas de venda

Terceiro dia em Istambul e decido fazer turismo, passear pelo centro histórico da cidade. No final do dia, decido passar no Spice Bazaar. Uma super amiga me disse que tomou um chá incrivelmente delicioso lá. (Marianna Slompo, obrigada pela dica! 😉 ) Resolvi tentar a sorte.

O Spice Bazaar é um galpãozão com umas 100 lojinhas, uma ao lado da outra. A maioria vende temperos, chás, turkish delight, baklava etc. Algumas também vendem tapetes turcos, decorações, lembranças… de tudo um pouco!

_ZAW4202

Um mar de gente de todo o mundo!

Caminhei 100 metros e já ouvi. “Ui, oi, oi, “brassilera”?”. “Yes!”. O dono da loja me chamou pra ver uma foto dele com o Mano Menezes, que passou por lá também. Por essa loja, a número 76, passaram vários famosos e, nas paredes, estão as fotos de todos.

Muito acolhedores, me ofereceram um chá. Sentei e comecei a conversar com eles. Nas partes turísticas de Istambul, todo mundo fala inglês, nem que seja arranhado. Logo perguntei se eles estavam precisando de uma chef de confeitaria, pra trabalhar na fábrica de turkish delight deles. “Não, mas precisamos de um bom vendedor.”. Pronto.

Comecei no dia seguinte. O chefe, o Menderes, disse que ia me ensinar tudo. O melhor de tudo foi aprender algumas técnicas turcas de venda.

1- Na porta, o preço é um. Quando o cliente entra, o preço é outro (mais caro, óbvio).

2- Nunca ofereça o pacote pequeno. Ofereça sempre o médio e o grande. Só mostre o pequeno se a pessoa pedir.

3- Quando você vir as mulheres todas de preto, só com os olhos à mostra, já sabe que são árabes. Eles têm muito dinheiro. Chame-os! “Salamaliko!” e tente fazê-los entrar na loja. (De fato, as vendas para os árabes eram de no mínimo 300 ou 400TL, chegando a 2 mil liras ou mais. Quilos e quilos de chás, doces e frutas secas. Rhyqueza. Inxalá, muito ouro!)

4- Se te pedirem chá, por exemplo, vá enchendo o pacote até o cliente pedir pra parar. Coloque sempre um pouco mais. (Para os árabes, só se mostra o pacote de quilo)

5- Fale que você usa os produtos e como eles funcionam muito bem pra você.

O trabalho é o seguinte. Todos os vendedores ficam na entrada das lojas chamando os clientes pra entrar.  No primeiro dia, morri de vergonha. No segundo, já estava berrando junto com meus novos colegas de trabalho. No corredor, passa um mar de gente. Gente do mundo inteiro. Ali na loja, eram 6 vendedores. Todos falam inglês, alguns falam árabe, outros francês, italiano, espanhol, curdo, . A maioria dos vendedores do mercado é, no mínimo, trilíngue. Achei interessantíssimo, porque são todos bastante simples.

Também aprendi a diferenciar os clientes. O japoneses andam assim e assim. Os italianos mexem as mãos. Os espanhóis, os turcos, os árabes. Meus colegas de trabalho sabem identificar de longe de onde o cliente vem. E, então, chamam o vendedor que fale o idioma pra tentar conquistar o cliente. “Aquela mulher lá é brasileira.”. “Como você sabe?”. “Olha o silicone dela.”. hahaha

_ZAW4269 copy2

Esses são os temperos.

chas

Esses são os chás.

_ZAW4283

Esses blends de chás são super lindos e cheirosos. Mas não recomendo que vocês comprem, pois a receita é meio no chutômetro. Eu vi eles preparando… haha É mais garantido comprar os blends triturados, que já vêm prontos.

_ZAW4271 copy

Botões de jasmim. Quando colocados em água quente, a flor se abre! ❤ Essa infusão também fica uma delícia gelada!

_ZAW4290 copy

Frutas secas com ou sem recheio de pistache. No lado superior direito, alguns tipos de baklava.

_ZAW4278 copy

Turkish delight. Hummm!

_ZAW4279

Os turkish delights vendidos na loja 76 são sem açúcar. São feitos com mel de castanha. No recheio, também tem suco de romã e muito pistache. Na pilha da esquerda, a cobertura é de bolinhas de chocolate. Na direita, é cranberry. É o meu favorito. Suuuuuuuper recomendo! Azedinho-doce delícia!

_ZAW4282

Já esses têm açúcar. Os do lado esquerdo são de chocolate, e os do lado direito são de pistache. Yummy!

Esse é o açafrão iraniano. Um grama custa 50TL (aproximadamente R$60). O aroma é incrível. Imagino como deve ficar uma paella feita com esse açafrão. Oh, Lord!

Iran_saffron_threads

O açafrão iraniano não é vendido em pó, mas em pistilos.

Meu chefe me explicou que o açafrão tem muitas propriedades medicinais. Ajuda na circulação sanguínea, é anti-oxidante e ajuda na prevenção de câncer. “Se algum cliente te perguntar, você pode falar que a sua vó teve câncer. Diga que ela tomou e se curou.”. Aham! hahaha

_ZAW4294 copy

O trabalho era divertido. E meus colegas também. O problema era passar 11h por dia de pé, 6 dias por semana. Só aguentei uma semana. Óbvio. haha

No último dia, levei a câmera pra tirar foto da loja e do pessoal.

_ZAW4268 copy2

Só eu de mulher na loja. E, no mercado inteiro, acho que eram no máximo umas 10! haha Mas, na loja, eles não só respeitavam, como me protegiam. A irmãzinha mais nova! 🙂

Todos eles pediram pra eu tirar foto. E sensualizaram geral! hahaha

_ZAW4258 copy

Menderes, o gerente da loja 76.

_ZAW4297

Esse é o Hicham, francês de origem algeriana.

_ZAW4296

Massum, turco.

_ZAW4286 copy

O Dayi, que em turco, significa tio. O mais engraçado de todos. Quilos de risadas por dia com as cantadas que ele passava em todas as mulheres que cruzavam a loja!

Quando vierem pra Istambul, não deixem de passar pelo Spice Bazaar e visitar a loja 76! 🙂