5 motivos para trocar o café pelo chá

1- Cafeína: 

O café possui mais do que o dobro de cafeína que o chá. Entre as diferentes variedades de chá, a quantidade de cafeína também varia. O chá verde e o chá branco são os que menos possuem cafeína. E, o que mais possui, é o chá preto. A diferença não está no tipo do chá (todos vêm da mesma planta, Camelia Sinensis), mas no tempo e temperatura da infusão. Quanto mais quente a água e quanto maior o tempo de infusão, maior o grau de liberação de cafeína. Para o chá verde, por exemplo, a água deve estar a 70°C e o tempo de infusão é de 3 a 4 minutos. Já no preparo do chá preto, a água deve estar a 95°C e o tempo de infusão é de aproximadamente 5 minutos. É por isso que o chá preto possui mais cafeína que os demais.

Mas além da quantidade de cafeína ser muito maior no café, a forma como ela é absorvida pelo corpo também é diferente. Quando tomamos café, a cafeína ingerida vai direto para o sistema circulatório, o que aumenta repentinamente a pulsação e faz com que o sangue seja bombeado mais vigorosamente. Ao tomar café, a sensação de estar desperto é imediata.

Já ao tomar chá, a cafeína é liberada muito mais lentamente. Chega a levar de 15 a 20 minutos para que seja absorvida pelo corpo humano. Isso por causa dos efeitos controladores de outros ingredientes do chá, como, por exemplo, a teína. Então, ao invés de ser liberado diretamente na corrente sanguínea, a cafeína é absorvida lentamente pelo sistema nervoso central, e ajuda a afinar nossos sentidos e a nos manter despertos. O efeito da cafeína no chá são sentidos mais lentamente, são sentidos pelo corpo por muito mais tempo e são eliminados gradualmente do nosso organismo. Ponto para o chá.

2- Pelo amor dos seus dentes: 

O chá é uma fonte natural de fluorido. Por isso, auxilia na manutenção da saúde bucal, ajuda a fortalecer o esmalte do dente e previne contra cáries e gengivite.

O café mancha o dente. A cor escura e a acidez da bebida causam o amarelamento dos dentes.

3- Pelo amor do seu sistema digestivo:

O café pode danificar o revestimento dos órgãos gastrointestinais, causando gastrite e úlcera. Quando alguém é diagnosticado com uma dessas doenças, muitos médicos recomendam tomar chá ou infusões herbais como forma de tratamento.

4- Para diminuir o seu Colesterol

O café possui uma substância chamada cafestol, que é um forte estimulante do colesterol LDL.

Chá verde, oolong e pu-erh diminuem o nível de colesterol ruim.

5- Benefícios do chá

Os diferentes tipos de chás e infusões possuem diversos efeitos positivos e preventivos no seu organismo. O chá contem polifenol, que causa um efeito antioxidante no corpo humano e ajuda a prevenir o câncer e outras doenças degenerativas. O chá preto, por exemplo, ajuda na prevenção contra ataques cardíacos e outras doenças do coração, pois diminui a pressão arterial.

Drink tea and live happily ever after!

Referências:

PETTIGREW, Jane & RICHARDSON, Bruce. Tea Classified. A tealover’s companion. Natural Trust. 2005.