O itinerário e o porquê da viagem dos chás

(Esse post foi escrito dia 30/07. Só não postei antes porque estava sem internet ou estava voando! 🙂 )

DIA 0 – 30/07/13

Já foi dada a partida. Hoje de manhá, me despedi da minha gelada Curitiba para vir para o caloroso Rio de Janeiro. Tive um dia del[icia, com direito a cervejinha com pastel na Lapa e chá com torta na Livraria Trabessa, no Centro. J[a estou de volta no aeroporto Galeão, prestes a embarcar.

O plano começa amanhã. Se eu tenho medo? Tenho. Mas quando ele chega perto, mudo de assunto, penso em outra coisa. Melhor imaginar tudo do jeito que eu quero que seja do que pensar no que pode dar errado. Faz mal! E é desperdício de tempo. Meu vô sempre me disse que quando a gente quer muito uma coisa e vai atrás dela, sempre dá certo.

A viagem vai ser longa e o caminho, muito prazeroso. O principal objetivo dessa viagem [e fazer uma enorme pesquisa de mercado mundial. Vou fazer o máximo de cursos que puder. Em Londres, por exemplo, vou passar um dia inteiro com uma das maiores especialistas de chá do Reino Unido, Jane Pettigrew, que tem 13 livros publicados sobre o assunto. Na Turquia e na China, que são os países onde vou passar mais tempo, também pretendo fazer cursos de sommelier de chás.

Além dos cursos, estou com muita sede por conhecer e experimentar. Quero visitar todas as plantações de chás e outras ervas aromáticas que puder. Quero sentar, tomar um chá e comer um bolinho em todas as casas de chás que encontrar. Quero conversar, ouvir e aprender com todos os vendedores de especiarias e chás, todos os sommeliers, todos os bebedores. Quero sentar do lado da “chinesinha” e perguntar pra ela qual é o chá preferido dela, o que a bebida significa pra ela e qual é a receita mais deliciosa que ela já provou (estou estudando mandarim!). Quero me inspirar em todos os ambientes em que entrar, me inspirar na rua, na casa das pessoas que conhecer, em tudo o que estiver ao meu redor.

O itinerário, se permanecer intacto, é: 5 dias em Paris, uma semana em Londres, quatro meses na Turquia, 15 dias na Índia, 15 dias no Nepal, 15 dias na Tailândia, cinco meses na China, uma semana no Japão e uma semana no Marrocos. Mais ou menos isso. Mas até lá, tudo pode acontecer!

itinerario

Amanhã chego em Paris e já vou visitar a primeira casa de chás da minha listinha! ❤ Serão cinco dias na capital francesa só com programa de gordinha. O plano é visitar de três a cinco casas de chá ou pâtisseries por dia. E haja andar de bicicleta pra queimar tudo e não virar uma bolinha!

Wish me luck!